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Comercial

Quem lidera sua equipe de vendas?

Montar uma equipe de vendas de qualidade já é um grande desafio. Garantir sua eficácia e produtividade dia após dia é um outro desafio ainda maior. Existem diversas ferramentas que já se tornaram essenciais para o suporte e acompanhamento dos vendedores na rua, mas uma boa liderança ainda é o que faz a diferença, Vamos ver alguns aspectos importantes do bom líder de vendas.

 

Identificando o bom líder

O distribuidor precisa de um líder comercial que tenha bons contatos no mercado. Sua história e passagem por outras empresas serão muito importantes para definir sua capacidade de identificar e recrutar bons vendedores, montando um time forte, com quem poderá contar. O bom relacionamento com compradores de redes e varejistas também abrirá muitas portas para que sua equipe possa desenvolver o trabalho de atendimento comercial.

O grau de confiança que despertará na equipe e o consequente compromisso com as metas e objetivos, estão diretamente relacionados à:

1- capacidade de transmitir conhecimentos
2- habilidade com números e práticas comerciais
3- disposição para ouvir e entender dificuldades
4- estar junto nas questões delicadas junto à clientes
5- conhecer a abordagem comercial adequada a cada situação
6- falar a linguagem tanto do vendedor como do varejista
7- ser justo e coerente no tratamento com a equipe
8- saber cobrar e dar suporte com a mesma firmeza
9- buscar o equilíbrio entre os interesses de equipe e empresa

 

 

A conduta do bom líder

Além das características acima, a boa liderança também requer algumas condutas importantes:

  1. Manter-se atualizado

Um bom líder deve sempre trazer informações: novas ferramentas, técnicas de venda ou novas tecnologias que facilitem o trabalho da equipe, novidades do setor, lançamentos e estratégias das indústrias que distribuem e informações básicas sobre o cenário econômico do país e da região.

 

  1. Estar próximo da equipe

É preciso que o líder esteja antenado em tudo o que acontece com os seus liderados. Uma grande venda, a conquista de um novo cliente, uma reclamação, a busca pelas metas, o baixo desempenho de produtos ou pessoas. Para isso, é fundamental que ele disponha de tecnologia especialista, de forma que a informação esteja sempre disponível e confiável.

 

  1. Saber ouvir

Ser procurado para a discussão de um problema – profissional ou pessoal – é uma demonstração de confiança do vendedor em seu líder. Esta confiança deve ser valorizada com a atenção e encaminhamento devidos. A inciativa do vendedor em buscar soluções já é uma demonstração positiva de engajamento e deve ser aproveitada para fortalecer este comportamento.

 

  1. Dar exemplo

Os valores exigidos da equipe devem ser praticados, antes de todos, pelo próprio líder. O líder com uma história positiva e conduta consistente, terá toda a credibilidade para cobrar de sua equipe o comportamento que considera ideal. O vendedor não é ingênuo e percebe claramente quando não há coerência entre o que o líder pratica e cobra. Este é o primeiro e derradeiro passo para perder o respeito e a confiança do seu time.

 

 

Conclusão

Empresa nenhuma conquista bons resultados sem a presença de um bom líder. Independentemente do segmento e das condições de trabalho, um bom líder tem o poder de incentivar e moldar o comportamento de sua equipe. Para conquistar o carinho e respeito de seus colaboradores, o líder precisa conhecer, ouvir, dar exemplos e levar sempre aos seus liderados novas ideias e técnicas que os ajudem. Uma equipe que se sente respeitada e valorizada tem grande chance de atingir ótimos resultados. Por outro lado, um bom time com uma liderança ruim jamais atingirá todo o seu potencial.

 

 


Heda Valim Pereira

DB Brasil/DF

A DBBrasil está com a Target desde 2003,

e nestes quase 15 anos de parceria, posso dizer que o sistema proporcionou que crescêssemos com segurança e controle, desde 2003 mudamos de sede 3 vezes, a Target teve participação fundamental em todas estas mudanças, na última mudança, fizemos o projeto do galpão em parceria, tudo para que nossa logística pudesse ter um alto nível de acuracidade. Temos muita confiança no trabalho da Target.

Francisco Carvalho

Vital Procifar/Bahia

Excelente custo beneficio!

A solução da Target foi fundamental para o desenvolvimento das melhores praticas de armazenagem e logística na Vital Procifar, aliada com um custo eficiente para implementação. É um sistema com fácil acesso aos dados para tomada de decisão.

Alexandre B. Fernandes

Mantiqueira/SP

Somos clientes Target desde o final de 2008.

Atualmente temos na Mantiqueira os produtos: ERP/NF-e/TAB/MOB/BI /MULTI-EMPRESA/WMS/MLOG. Sem dúvidas o sistema nos ajudou a fortalecer nossas parcerias com os fornecedores na questão de trocas de informações, relatórios de acompanhamentos e na gestão como um todo. O que nos passa confiança e credibilidade é o foco em que a Target tem no canal distribuição. Isso ajuda muito!

Lorival Gaspar Jr.

CDA MAX/SP

Penso na Target não como um parceiro, mas como parte da minha empresa.

E por reciprocidade tenho orgulho de ter participado do crescimento da Target nesses 16 anos. Hoje utilizamos as mais diversas ferramentas disponibilizada por vocês, além do ERP, módulo WMS, módulo Fiscon (implantação), Módulo Mob, Módulo rastreamento de vendedor, B.I., etc... Além disso conto com a Target para continua atualização da gestão e treinamento de todos aqui na empresa. Devo muito do nosso crescimento a vocês aí da Target.

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