Solicitação de Orçamento

Basta preencher o formulário abaixo, que entraremos em contato o mais breve possível.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

Área do Cliente (TOL)

Gestão

A minha equipe é produtiva?

Pessoas, ah as pessoas! “100% dos clientes são pessoas. 100% dos colaboradores são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”. Esta frase é de Simon Sinek, consultor e escritor britânico, autor do best seller  Start With Why, cujo título em português é: “Por quê? Como grandes líderes inspiram ação ratifica a importância das pessoas nas organizações”.

 

Quantificando esta relevância, o custo com mão-de-obra figura entre os três maiores custos de qualquer empresa, independentemente do setor e da atividade econômica. Para o distribuidor fica atrás dos custos de estoque e transporte, ou seja, os impactos são significativos porque trata-se de uma “grande conta”.

 

Os 4 mitos da produtividade

O primeiro mito a ser desmitificado quando o assunto é produtividade, é o de que sua equipe se mantém 100% concentrada durante a jornada de trabalho. Parâmetros de mercado para dimensionamento de mão-de-obra recomendam que no mínimo 20% da jornada seja diminuída em função de improdutividade, ou seja, para uma equipe que trabalha 44h semanais as produtivas serão 35,2h. Em uma escala anual, para 250 dias úteis no ano que equivalem à 2.200h de trabalho este número é reduzido para 1.760h e ainda é necessário descontar férias e faltas, o que resultaria em aproximadamente 1.531h.

 

O segundo mito é o de que controlar a jornada de trabalho será suficiente para garantir a produtividade da equipe. Segundo pesquisa de 2016/2017 da empresa americana Workfront somente 38% do expediente de trabalho é produtivo, pois há “ladrões de produtividade” da equipe nas consideradas horas produtivas, tais como:

● Reuniões Improdutivas: 62%;
● Redundância de e-mail: 48%;
● Falta de padronização de processos: 33%;
● Desalinhamento entre as expectativas da organização e do colaborador: 20%;
● Sobrecarregar o colaborador com atividades: 15%.

 

O terceiro mito para aumento de produtividade é o de isolamento da equipe, com atitudes como restrição ao uso de celulares e internet. Esta medida só desmotivará sua equipe. Embora a motivação seja intrínseca, o contrário é verdadeiro para a desmotivação. Sim, a gestão tem papel direto sobre a performance da sua equipe. Quando um time de futebol ganha um campeonato o técnico não recebe a medalha, mas se ele for rebaixado com certeza o trabalho deste treinador estará em risco, se ele ainda estiver empregado! Se a equipe ganha, o bônus é dela, mas se ela perde, o ônus é do gestor que não soube extrair o melhor de cada um de seus colaboradores, ou seja, problema com liderado é do líder.  Sim, como disse Márcio Fernandes, autor do livro Felicidade dá Lucro: “Não falo de funcionário, falo de colaborador. Máquinas funcionam, pessoas podem optar por colaborar. É bem sensível, mas faz diferença”.

 

O quarto mito, que alguns gestores acreditam ser um contrassenso ao cenário atual, de que a equipe não está madura para uma gestão por resultados. Segundo Mário Sérgio Cortella, a principal causa de desmotivação atual é a ausência de reconhecimento, que eu denominaria aqui como irmão da meritocracia.

 

 

E como melhorar a produtividade?

Transformado estes mitos em verdades, algumas ações podem contribuir para aumentar a produtividade e rentabilidade da sua equipe.

Pessoas são essenciais para atingimento dos resultados da empresa, mas elas precisam de subsídios e estruturas mínimas de trabalho. Infraestrutura administrativa e/ou operacional, processos estruturados e aporte tecnológico (único que garante crescimento sustentado em escala) são pilares que devem ser desenvolvidos e mantidos de maneira concomitante em qualquer organização. Inverter a ordem de desenvolvimento destes pilares e, dependendo do nível de maturidade e criticidade da empresa, desenvolvê-lo sem auxílio de especialistas ou consultoria pode ser arriscado. Avalie estes pilares na sua empresa e verifique se está no momento de “investir em ajuda”. Uma dica, entenda seu posicionamento no mercado e faça benchmarking com seus concorrentes.

Conheça e tenha seus números na “ponta da língua”! Softwares de gestão, como ERP e WMS são excelentes “fornecedores de dados” para acompanhamento e controle, com informações em tempo real para agilidade na tomada de decisões. Transforme estes dados em indicadores de desempenho e recompense. Remuneração variável é uma forte tendência de mercado para redução de custos exatamente por estar atrelada à produtividade da equipe.

Desenvolva cultura de gestão de custos e melhoria contínua, faça dela parte do DNA da sua empresa; rentabilidade e performance atravessam esta estrada. De preferência tenha colaboradores dedicados à estas funções, ou no mínimo que dediquem parte do seu tempo no desenvolvimento destas atividades.

Invista na equipe, começando pelas lideranças. “Se você acha que o treinamento é caro, imagine o preço da ignorância”, Ray Kroc.

 

 


Alexandre B. Fernandes

Mantiqueira/SP

Somos clientes Target desde o final de 2008.

Atualmente temos na Mantiqueira os produtos: ERP/NF-e/TAB/MOB/BI /MULTI-EMPRESA/WMS/MLOG. Sem dúvidas o sistema nos ajudou a fortalecer nossas parcerias com os fornecedores na questão de trocas de informações, relatórios de acompanhamentos e na gestão como um todo. O que nos passa confiança e credibilidade é o foco em que a Target tem no canal distribuição. Isso ajuda muito!

Lorival Gaspar Jr.

CDA MAX/SP

Penso na Target não como um parceiro, mas como parte da minha empresa.

E por reciprocidade tenho orgulho de ter participado do crescimento da Target nesses 16 anos. Hoje utilizamos as mais diversas ferramentas disponibilizada por vocês, além do ERP, módulo WMS, módulo Fiscon (implantação), Módulo Mob, Módulo rastreamento de vendedor, B.I., etc... Além disso conto com a Target para continua atualização da gestão e treinamento de todos aqui na empresa. Devo muito do nosso crescimento a vocês aí da Target.

Quer ver o ERP funcionando?

Um consultor irá entrar em contato para mostrar as principais funcionalidades, basta deixar seu nome e e-mail abaixo:

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade