Quando a crise se instalou no final de 2014, nos deu a certeza de que a rec...
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Desde a chegada da COVID-19 ao Brasil, as notícias sobre os efeitos devastadores na Asia, Europa e EUA, criaram um clima de insegurança em todo o mercado nacional. A necessidade de isolamento social, o fechamento do comércio, o conhecimento ainda inicial da ciência sobre o vírus e a perspectiva distante de uma eventual vacina, sinalizavam um período negro para a economia. Com isso, muitos investimentos que estavam engatilhados nas empresas foram adiados ou mesmo cancelados.
Muitos destes investimentos freados seriam destinados à tecnologia de informação, afinal, o valor geralmente é significativo, além de exigir das equipes de trabalho uma dedicação extra para a absorção de novos conhecimentos e mudança nos processos. A preocupação é compreensível, pois assumir um compromisso financeiro diante de tanta incerteza requer muita segurança na decisão a tomar. Será que o resultado compensaria os riscos e esforços?
A Target mantém sempre a dinâmica de acompanhar indicadores de produtividade em seus clientes distribuidores, sob diversos ângulos (porte, região, segmento, etc), de forma a atuar proativamente, junto aos clientes, diante de quaisquer sinais de distorção. Esta prática nos mostrou dados interessantes sobre o tema “investir em sistemas de gestão em meio à pandemia”.
Medimos especificamente as empresas que implantaram as soluções Target ao longo de 2019. Para isso, adotamos o 1º mês cheio com o uso das soluções (2019) e o comparamos com o mesmo mês no ano seguinte (2020), eliminando assim as eventuais distorções geradas pela sazonalidade de produtos. Ou seja, estamos falando de empresas onde o 2º mês medido já estava dentro do período de pandemia.
Entre as empresas medidas tivemos os seguintes indicadores e resultados:
77% dos clientes implantados apresentaram crescimento em vendas, sendo o total dos valores somados em 2020 15% superior aos de 2019.
88% dos clientes ampliaram a carteira de clientes, totalizando entre todos um aumento de 15% no total das carteiras.
77% atenderam a um maior número de PDVs em 2020. No total dos PDVs atendidos ente todos os clientes, constatamos um crescimento de 8%.
81% dos distribuidores medidos ampliou o número de indústrias, no total medido o número de indústrias trabalhadas cresceu 17%.
77% dos distribuidores realizaram maior número de pedidos em 2020. No total foram emitidos a mais 11% de pedidos entre todos os distribuidores.
Apenas 46% dos distribuidores conseguiram melhorar a média de itens em cada pedido, mas no total houve queda de 16% neste indicador.
69% conseguiram aumentar o ticket médio de seus pedidos em 2020. Na média geral, este valor cresceu 4% entre todos.
73% estavam com suas equipes de vendas (interna e/ou externa) maiores em 2020 . O número total de vendedores cresceu 13% no geral.
Com isso, aproveitando a linguagem das vacinas, podemos afirmar que os índices de segurança e eficácia dos investimentos seriam aprovados em qualquer agência reguladora do planeta, pois, em 7 dos 8 indicadores tivemos ganhos de performance e competitividade entre 69% e 81% dos clientes. Apenas na “média de itens por pedido” tivemos baixa eficácia (46%).
Esse resultado nos alegra, é claro, mas não nos surpreende, pois o histórico de evolução de nossos clientes após a adoção das soluções é muito positivo. O que aprendemos adicionalmente com esta medição foi que, nem mesmo a pandemia (e suas consequências trágicas para o Brasil) foi suficiente para invalidar os investimentos feitos por estas empresas. Além disso, assim que o mercado iniciar sua retomada, estarão estruturadas e maduras para um desempenho ainda melhor.
Não sabemos como estariam enfrentando este período sem as ferramentas implementadas, mas certamente a decisão tomada foi determinante para que a travessia ocorresse de forma muito mais segura e eficaz.
Mantiqueira/SP
Atualmente temos na Mantiqueira os produtos: ERP/NF-e/TAB/MOB/BI /MULTI-EMPRESA/WMS/MLOG. Sem dúvidas o sistema nos ajudou a fortalecer nossas parcerias com os fornecedores na questão de trocas de informações, relatórios de acompanhamentos e na gestão como um todo. O que nos passa confiança e credibilidade é o foco em que a Target tem no canal distribuição. Isso ajuda muito!
CDA MAX/SP
E por reciprocidade tenho orgulho de ter participado do crescimento da Target nesses 16 anos. Hoje utilizamos as mais diversas ferramentas disponibilizada por vocês, além do ERP, módulo WMS, módulo Fiscon (implantação), Módulo Mob, Módulo rastreamento de vendedor, B.I., etc... Além disso conto com a Target para continua atualização da gestão e treinamento de todos aqui na empresa. Devo muito do nosso crescimento a vocês aí da Target.
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