Mix de Produtos Conjunto de produtos facilitadores para a venda, que podem ser divididos em duas partes:
Mix por Segmento: Classificação atribuída a todas as mercadorias da empresa que são essenciais aos clientes, de acordo com seus segmentos. Por exemplo: Clientes do segmento Padaria precisam sempre comprar Farinha de Trigo, Fermento, Leite, Café, Frios, etc. Nesta situação, quando o vendedor entrar em contato com o comprador, poderá oferecer estes itens, além dos pedidos pelo cliente, pois há grandes chances de venda para estes produtos também. Além de estimular uma maior quantidade de vendas, este recurso é indicado para evitar que sejam oferecidas mercadorias que não interessem ao cliente. Na situação acima, utilizando o Mix de Segmento, o representante da empresa nunca oferecia um cabo de aço ao contato de uma padaria, por exemplo.
Mix por Cliente: Este recurso é utilizado para visualizar e registrar todos os pedidos que já foram realizados para o cliente, para que, assim como o Mix Segmento, sejam feitas sugestões dos produtos que podem ser vendidos, além dos que já foram comprados por ele, de acordo com seu histórico de compras. Por exemplo: Caso o comprador já tenha solicitado um palete fechado de leite em pó há seis meses, o vendedor pode oferecer esta mercadoria, supondo que já está em falta.
Veja Também:
|