Solicitação de Orçamento

Basta preencher o formulário abaixo, que entraremos em contato o mais breve possível.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

Área do Cliente (TOL)

Gestão

A melhor solução em ERP cabe no seu bolso

Até cerca de 10 anos atrás ainda havia certa resistência sobre a importância de um ERP profissional para o sucesso de uma distribuidora. Desde então, esta visão vem mudando e hoje já é sabido que o distribuidor que não estiver organizado nesta área terá vida curta. Porém, existe um pé no passado quando se trata de olhar para os custos deste processo, pois ainda há quem decida pela aquisição de um ERP com base em preços. Este é um erro que te levará a uma nova busca – e novo investimento – em poucos meses.

 

Este equívoco ocorre com frequência, apoiado pela crença de que um investimento menor agora colocará a empresa num novo patamar e, aí sim, o ERP ideal poderá ser adquirido. Aprendemos ao longo da vida a agir assim com bens como imóveis, automóveis, etc. Compro um barato agora e, mais tarde, vendo e troco por um melhor. Faz sentido, não?

 

Não mesmo.

 

Faça a escolha definitiva

Quando se trata de um ERP, seria como você levar um filho doente a um médico generalista baratinho e, quando ele estiver melhor, procurar um especialista. As ações e decisões tomadas pelo primeiro médico podem comprometer a saúde do seu filho de forma significativa, tornando mais difícil ou até impossível sua recuperação.

 

Sem prolongar a analogia dramática, há pelo menos duas razões bem simples para que você nunca submeta sua empresa a este tipo de teste:

• O tempo, dinheiro e energia dedicados ao sistema baratinho jamais serão recuperados

• As deficiências e limitações deste sistema irão impactar o desempenho de sua empresa durante todo o tempo em que estiver em utilização

 

O primeiro item, embora já seja suficiente para uma reflexão, é possível mensurar. Lembrando que, além dos valores gastos, você terá submetido sua equipe, fornecedores e clientes a um período turbulento de transição de sistemas, com muito retrabalho, erros, ajustes e horas extras.

 

Mas e quanto ao segundo? Quais serão as consequências? Sua empresa ainda estará em pé para você partir para uma solução profissional? Se estiver, quanto ela já terá perdido em espaço, oportunidades e credibilidade no mercado? Quanto dinheiro terá sido perdido? Quanto tempo (e mais dinheiro) será necessário para uma recuperação?

 

Esta é a pergunta que o gestor deve se fazer ao tomar esta decisão.

 

O mercado não tem mais espaço para empresas “mais ou menos”. Estas, ou quebram logo ou sofrem mês após mês para tentarem se manter no azul. As indústrias não querem parceiros sem uma boa estrutura, um time de vendas forte e um bom sistema de gestão. Não apenas por saber que uma empresa organizada fará um trabalho melhor com seus produtos, como terá informações importantes a compartilhar, de forma fácil e precisa. As imperfeições e limitações causadas pelo sistema baratinho vão gerar retrabalho, erros e uma prestação de serviços insuficiente. A economia feita será engolida em poucos meses por custos adicionais e oportunidades perdidas.

Leia também: Armadilhas clássicas na escolha do ERP

 

Por trás do produto sempre há uma empresa
Outro aspecto importante da decisão é o fato de que a implantação de um ERP é apenas o começo de um trabalho sem fim, pois ele será sua ferramenta de trabalho para todas as operações do dia a dia. Portanto, olhe com muita atenção para a empresa que está por trás dele. Como é o atendimento, evolução dos produtos, conhecimento das pessoas sobre seu negócio, perfil da carteira atual de clientes e grau de especialização em distribuição.

 

Tão importante quanto o avaliar os sistemas é se aprofundar no perfil do fornecedor, portanto, fique atento às seguintes verdades:

• uma empresa que se disponha a atender dezenas de segmentos jamais conseguirá ser a melhor em algum deles

• uma empresa que tenha como principal foco o valor de suas ações na bolsa, não será nunca um exemplo de atendimento

• um mesmo produto voltado para diversos setores da economia, será sempre mais pesado, rígido e de difícil utilização

• fornecedores que tragam soluções de terceiros ‘integradas’ estarão dividindo com você os riscos de qualquer parceria (atritos, desalinhamentos, rupturas)

 

Conclusão:
A escolha do ERP para sua empresa deve considerar sempre o quanto trará de benefícios para seu negócio. Seus custos não podem ser analisados de forma isolada, mas sim, considerando todas as implicações de curto, médio e longo prazo para o desempenho de sua empresa. Se avaliou todos os aspectos e concluiu que o sistema ideal ainda é o mais caro, negocie, chore, parcele, financie, mas não adie para o “segundo momento”, pois ele vai significar um longo período de perdas e custos irrecuperáveis. Na verdade, pode até nunca chegar.

 

 

 


Alexandre B. Fernandes

Mantiqueira/SP

Somos clientes Target desde o final de 2008.

Atualmente temos na Mantiqueira os produtos: ERP/NF-e/TAB/MOB/BI /MULTI-EMPRESA/WMS/MLOG. Sem dúvidas o sistema nos ajudou a fortalecer nossas parcerias com os fornecedores na questão de trocas de informações, relatórios de acompanhamentos e na gestão como um todo. O que nos passa confiança e credibilidade é o foco em que a Target tem no canal distribuição. Isso ajuda muito!

Lorival Gaspar Jr.

CDA MAX/SP

Penso na Target não como um parceiro, mas como parte da minha empresa.

E por reciprocidade tenho orgulho de ter participado do crescimento da Target nesses 16 anos. Hoje utilizamos as mais diversas ferramentas disponibilizada por vocês, além do ERP, módulo WMS, módulo Fiscon (implantação), Módulo Mob, Módulo rastreamento de vendedor, B.I., etc... Além disso conto com a Target para continua atualização da gestão e treinamento de todos aqui na empresa. Devo muito do nosso crescimento a vocês aí da Target.

Quer ver o ERP funcionando?

Um consultor irá entrar em contato para mostrar as principais funcionalidades, basta deixar seu nome e e-mail abaixo:

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade